terça-feira, 20 de novembro de 2012

Terceira trilogia de Star Wars


Uma coisa é certa para a franquia Star Wars: ela nunca acabou, nunca esteve em hiato. Não para os fãs da saga, pelo menos. Com suas duas trilogias mais as séries de TV e a animação que estreou nos cinemas como prelúdio da segunda, a franquia sempre teve vários livros e histórias em quadrinhos publicados. Este fato não surgiu após a Nova Trilogia, mas sim desde a época da Trilogia Clássica, com livros como A Trilogia De Thrawn e a minissérie Dark Empire, histórias que contribuíram muito para o conhecimento dos fãs. Nos últimos anos o número de HQs se tornou ainda maior, com séries mais longevas, como Legacy, Knights of the Old Republic e as várias minisséries de Invasion. Isso tudo nos deixa bem claro que a franquia nunca acabou, e nunca esteve em hiato. Os únicos hiatos são entre os filmes, mas eu achei que não mais haveria filmes da franquia para que se pudesse usar tal palavra pela segunda vez.

Eu estava errado, o meu desejo acabou escorrendo por meus dedos no momento em que eu li que a LucasFilm foi comprada pela Disney; o sentimento de incompreensão foi enorme. A questão é que eu nunca quis uma terceira trilogia de Star Wars por dois motivos bem simples. O primeiro é que eu sempre interpretei as duas trilogias como sendo a história de Anakin, e não como sendo uma a história dele e outra do Luke. Assim sendo, uma nova trilogia fugiria da minha interpretação de que Star Wars no cinema depende daquele que viria a se tornar Darth Vader. O segundo motivo é mais simples ainda, o medo de uma terceira trilogia cometer ainda mais erros do que a segunda.

Contudo, a minha ideia acabou mudando. A opinião em relação ao Anakin mudou naturalmente, através do esquecimento, enquanto o medo de que a terceira trilogia possa ser ruim passou um pouco pelo fato de que a Disney possui pessoas muito competentes ao seu redor. O roteirita de Toy Story 3 já foi contratato (e ele fez um excelente trabalho no fim da trilogia dos brinquedos) e em breve será anunciado um diretor, que provavelmente será alguém com um currículo confiável. O diretor dos dois primeiros Homem de Ferro, Jon Favreau, é uma aposta de várias pessoas na Internet, inclusive de outros diretores cotados para o cargo.

Assim sendo, tendo um bom roteiro e uma boa direção, só nos restará esperar por um elenco no mínimo bom. Na minha opinião a terceira trilogia precisa de vários nomes desconhecidos (o que não impede nenhum desses nomes de ter talento), com os nomes mais conhecidos apenas fazendo papeis menos frequentes (como Samuel L. Jackson como Mace Windu, por exemplo). Hayden Christensen continua desconhecido mesmo após concluir o seu papel como Anakin, e era mais ainda antes de ingressar no Episódio II. O mesmo pode-se dizer de Mark Hamill (Luke Skywalker) e tantos outros. Se funcionou até hoje, não é agora que vamos mudar a fórmula e chamar grandes astros para estrelar os novos filmes.

Espero também que John Williams volte a fazer a trilha sonora dos filmes e o tom se aproxime da Trilogia Clássica. A franquia está sim em boas mãos e se a fórmula "roteiro, direção e elenco" forem bem respeitados, tudo ficará bem. Star Wars e a Disney já nutrem interesse entre si há um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário